Do que adianta estar com o cabelo impecável, as unhas com as cores da moda, uma make tudo de bom e não cuidar do mais importante, nossa saúde!
Para ter uma vida saudável, mesmo que não pratique nenhum exercício, é preciso ter postura e flexibilidade nos movimentos corporais, isso tanto na prática de atividade física como em ações do cotidiano. Por esse motivo, o alongamento é essencial.
A falta de alongamento, a vida sedentária, o estresse diário comprometem o alinhamento e a amplitude normal dos movimentos do nosso corpo, prejudica a circulação sanguinea e causa dores e desconfortos.
Olha alguns benefícios que o alongamento pode te trazer:
- Reduz a tensão muscular;
- Previne o encurtamento ou tensionamento irreversíveis de grupos musculares;
- Relaxa;
- melhora o fluxo sanguíneo e a oxigenação do corpo;
- Previne lesões;
- Desenvolve a consciência corporal, à medida que a pessoa focaliza a parte do corpo que esta sendo alongada;
- Ativa a circulação;
- Ajuda a liberar os movimentos bloqueados por tensões emocionais.
Os alongamentos podem ser realizados toda vez que você sentir vontade. No trabalho, no carro, assistindo TV. Podemos e devemos nos alongar de manhã, antes de começar o dia, no final do dia para aliviar as tensões acumuladas, depois de ficar sentado ou em pé muito tempo e principalmente antes e depois de atividades físicas.
Nunca se alongue até o ponto de sentir dor, e sim até o ponto de sentir um leve desconforto referente à sensação do músculo esticando.
Então, preparadas para aprender alguns exercícios básicos?
Vejamos alguns alongamentos básicos:
(faça o mesmo exercício para os dois braços e pernas)
1: estique o braço direito para frente e com o esquerdo dobre a mão/punho para cima, conte até 5 e dobre a mão para baixo.
2: estique o braço direito à frente do peito, de modo que os dedos apontem para seu lado esquerdo e segure o braço com a mão esquerda, conte até 10.
3: dobre o braço direito para trás por cima da cabeça (como se quisesse coçar as costas) e tente baixá-la o máximo que puder, com auxílio do outro braço.
4: com os braços para trás cruze o dedos e tente esticá-los para cima o máximo que puder.
5: alongue o pescoço: 1º cabeça para frente, 2º cabeça para trás, 3º gire-a 180º e depois 360º.
6: Em pé, com a mão apoiada e a outra segurando o pé atrás das costas, faça uma flexão de joelho. Leve o tornozelo ao glúteo. Mantenha a posição.
7: em pé ou deitado: fixe o músculo na flexão de quadril. Com as mãos seguras atrás dos joelhos, aproxime a coxa ao tronco. Faça com a ajuda das mãos. 1º com uma perna, 2º com a outra, depois com as duas.
8: sentada, pernas juntas, estire-as e com os dois braços tente alcançar a ponta dos dedos.
9: sentada, estire uma perna e passe a outra por cima, com joelho flexionado, com ajuda das mãos 'abraçe' a perna.
10: No solo, flexione o quadril com a coluna reta, leve as mãos até o pé, tente estender o tornozelo com força para baixo e imediatamente relaxe e flexione com as mãos.
11: leve a perna para cima, exercendo pressão atrás do joelho. Mantenha o pé da outra perna fixo no chão. Tente deixa a perna bem esticada.
Então, que tal agora gastar um pouquinho do seu tempo para melhorar sua condição física?
Espero que tenham gostado da matéria e que o alongamento faça parte das suas 'tarefas diárias'.
Saúde em primeiro lugar meninas!!
Créditos: Google
0 comentários:
Postar um comentário