28.10.10

Alongamento, um bem à saúde!

Photobucket
Quantas vezes você já teve um "mau jeito" em alguma parte de seu corpo tentando pegar algo ou fazendo algum movimento? Vamos testar, de pé sem flexionar os joelhos tentem pegar na ponta do pé. Ouvi muitos "ai, ai, ai"?! Eita falta de alongamento!!
Do que adianta estar com o cabelo impecável, as unhas com as cores da moda, uma make tudo de bom e não cuidar do mais importante, nossa saúde!
Para ter uma vida saudável, mesmo que não pratique nenhum exercício, é preciso ter postura e flexibilidade nos movimentos corporais, isso tanto na prática de atividade física como em ações do cotidiano. Por esse motivo, o alongamento é essencial.
A falta de alongamento, a vida sedentária, o estresse diário comprometem o alinhamento e a amplitude normal dos movimentos do nosso corpo, prejudica a circulação sanguinea e causa dores e desconfortos.

Olha alguns benefícios que o alongamento pode te trazer:
  • Reduz a tensão muscular;
  • Previne o encurtamento ou tensionamento irreversíveis de grupos musculares;
  • Relaxa;
  • melhora o fluxo sanguíneo e a oxigenação do corpo;
  • Previne lesões;
  • Desenvolve a consciência corporal, à medida que a pessoa focaliza a parte do corpo que esta sendo alongada;
  • Ativa a circulação;
  • Ajuda a liberar os movimentos bloqueados por tensões emocionais.
Photobucket
É preciso fazer um aquecimento geral antes do alongamento como, por exemplo, caminhar.
Os alongamentos podem ser realizados toda vez que você sentir vontade. No trabalho, no carro, assistindo TV. Podemos e devemos nos alongar de manhã, antes de começar o dia, no final do dia para aliviar as tensões acumuladas, depois de ficar sentado ou em pé muito tempo e principalmente antes e depois de atividades físicas.
Nunca se alongue até o ponto de sentir dor, e sim até o ponto de sentir um leve desconforto referente à sensação do músculo esticando.
Então, preparadas para aprender alguns exercícios básicos?

Vejamos alguns alongamentos básicos:
(faça o mesmo exercício para os dois braços e pernas)
1: estique o braço direito para frente e com o esquerdo dobre a mão/punho para cima, conte até 5 e dobre a mão para baixo.
2: estique o braço direito à frente do peito, de modo que os dedos apontem para seu lado esquerdo e segure o braço com a mão esquerda, conte até 10.
3: dobre o braço direito para trás por cima da cabeça (como se quisesse coçar as costas) e tente baixá-la o máximo que puder, com auxílio do outro braço.
4: com os braços para trás cruze o dedos e tente esticá-los para cima o máximo que puder.
5: alongue o pescoço: 1º cabeça para frente, 2º cabeça para trás, 3º gire-a 180º e depois 360º.
6: Em pé, com a mão apoiada e a outra segurando o pé atrás das costas, faça uma flexão de joelho. Leve o tornozelo ao glúteo. Mantenha a posição.
Photobucket
7: em pé ou deitado: fixe o músculo na flexão de quadril. Com as mãos seguras atrás dos joelhos, aproxime a coxa ao tronco. Faça com a ajuda das mãos. 1º com uma perna, 2º com a outra, depois com as duas.
8: sentada, pernas juntas, estire-as e com os dois braços tente alcançar a ponta dos dedos.
9: sentada, estire uma perna e passe a outra por cima, com joelho flexionado, com ajuda das mãos 'abraçe' a perna.
10: No solo, flexione o quadril com a coluna reta, leve as mãos até o pé, tente estender o tornozelo com força para baixo e imediatamente relaxe e flexione com as mãos.
11: leve a perna para cima, exercendo pressão atrás do joelho. Mantenha o pé da outra perna fixo no chão. Tente deixa a perna bem esticada.
Photobucket
Então, que tal agora gastar um pouquinho do seu tempo para melhorar sua condição física?
Espero que tenham gostado da matéria e que o alongamento faça parte das suas 'tarefas diárias'.
Saúde em primeiro lugar meninas!!
Créditos: Google

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Followers