31.10.10

Halloween

Photobucket
O Dia das Bruxas (Halloween é o nome original na língua inglesa) é um evento tradicional e cultural, que ocorre nos países anglo-saxônicos, no dia 31 de outubro, com especial relevância nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido, tendo como base e origem as celebrações dos antigos povos.
A história desta data comemorativa tem mais de 2500 anos. Surgiu entre o povo celta, que acreditavam que no último dia do verão (31 de outubro), os espíritos saiam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos. Para assustar estes fantasmas, os celtas colocavam, nas casas, objetos assustadores como, por exemplo, caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas entre outros.
Por ser uma festa pagã foi condenada na Europa durante a Idade Média, quando passou a ser chamada de Dia das Bruxas. Aqueles que comemoravam esta data eram perseguidos e condenados à fogueira pela Inquisição.
Com o objetivo de diminuir as influências pagãs na Europa Medieval, a Igreja cristianizou a festa, criando o Dia de Finados (2 de novembro).
No Brasil a comemoração desta data é recente e muitos alegam que essa data nada tem haver com a nossa cultura, criando assim o Dia do Saci (comemorado também em 31 de outubro).
Como as Bruxas, são mulheres como nós, e as vezes temos nossos momentos bruxas, vamos dar uma passadinha pelos principais filmes e seriados onde elas dominam. Da comédia ao terror, a ordem é se divertir!

Clima de suspense
Photobucket
Em O Bebê de Rosemary, Ruth Gordon dá vida a Minnie, uma senhora com a maior cara de boazinha, mas que é uma bruxa dá pesada (medo). Jovens Bruxas é um terror "sessão da tarde", mas foi o responsável por disseminar a religião Wicca. Bruxa de Blair, elas não aparecem no filme, mas que dá medo, dá...

Só rindo!
Photobucket
Elvira, a Rainha das Trevas, também é a rainha da peruice. Não tem como não se divertir com suas trapalhadas (e com o figurino mega caricato). Abracadabra, tem três irmãs protagonizando cenas hilárias (com direito a Sarah Jessica Parker antes de Carrie). Convenção das Bruxas mistura terror com fantasia. Chega a ser um filme engraçado tamanha é a bizarrice do que acontece.

Fortes Emoções
Photobucket
Daryl Van Horne (Jack Nicholson) é o mistério do delicioso filme As Bruxas de Eastwick. O elenco é estreladíssimo: Michelle Pfeiffer, Susan Sarandon e Cher. Da magia a sedução fala de amor e é emocionante do começo ao fim. A saga Harry Potter dispensa apresentações: sucesso absoluto com direito a muitas aventuras e suspense.

Seriados Inesquecíveis
Photobucket
Feiticeira, a bruxa apaixonada que, com uma torcidinha no nariz, fazia loucuras. O clássico chegou até a ganhar uma versão para os cinemas, mas não fez tanto sucesso. Outra bruxinha querida é a Sabrina. Quem também não queria trocar de roupa com apenas um estalo de dedos? Charmed foi sucesso absoluto. Muita bruxaria e drama em torno das três irmãs superpoderosas.

Lembram de algum?
E agora para terminar, fiz uma lista dos 12 filmes de terror que mais me deu medo, aqueles que me fizeram chorar e dormir com a mamãe... hahaha.
Photobucket
Em ordem de medo: Espiritos, Os Outros, Rouse red - A Casa Adormecida, O Exorcista, Poltergeist - O Fenômeno, Brinquedo Assassino, O Bebê de Rosemary, A Mão que Balança o Berço, O Massacre da Serra Elétrica, Constantine, Horror em Amityville, Tubarão.
E vocês meninas,
qual os filmes que mais deram medo e o que acham do Halloween?
'Doces e travessuras' para vocês!!
Créditos: Gloss, Google

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Followers