23.11.10

It Bags: Peças de desejo

Elas foram além do conceito de tendência e são referências de estilo e glamour.
Em matérias-primas super nobres, fabricação artesanal e preços nas alturas só posso estar falando de uma coisa: as it-bags.
O termo que surgiu nos anos 90, caiu em desuso e agora retorna com a necessidade de se modernizar.
Elas já existiam antes mesmo de a indústria fashion atribuir-lhes um nome. Podemos dizer que, antes mesmo de serem It Bags, elas já eram história: cada uma o seu caso fascinante e particular. Os atributos que fazem delas ícones por décadas passa pelas relações íntimas com suas musas inspiradoras.

Chanel 2.55
Em fevereiro de 1955, Coco Chanel lançou mais um ícone para a história: a 2.55. O objetivo era fazer uma bolsa prática e funcional. Criou bolsos internos e até uma divisória para o batom, além de uma alça de corrente para as mulheres usarem o modelo no ombro - uma revolução para a época. A 2.55 passa por 180 etapas, entre a criação e a confecção final. Além do modelo tradicional em couro, existem versões em jeans, veludo e ráfia.
Essa está bombando. Todo evento ou desfile, você vê alguma ladie distribuindo simpatia com sua It bag por aí. Tornou-se um acessório de elegância e não de luto (devido a sua cor preta), foi também a primeira bolsa a tira colo que se tem notícia. Atualmente ela ainda continua sendo produzida, e a cada ano são produzidas 30 de suas variações.

A Kelly Bag
 Usada por Grace Kelly para cobrir a barriga e evitar suspeitas de gravidez quando foi fotografada em 1956 para a revista Life, por muitas vezes a princesa foi fotografada com sua bolsa na mão, tornando a bolsa um fetiche. Toda a bolsa é feita em couro artesanal, e é da Grife Hermès.

Jackie Bag
Photobucket
A Gucci a lançou em 1968, e tinha como fã a Jacqueline Kennedy Onassis
(uma ladie super pobre, popular e humilde como seu próprio nome sugere),
que usava sua bolsa frequentemente em suas mais diversas versões.
A bolsa levava o nome de Constance, e foi mudado em homenagem a Jackie (A Gucci foi esperta e batizou a bolsa com o nome de que muitos consideram uma mulher poderosa e imitada).
Cada modelo é costurado a mão por artesãos italianos, experts em trabalhar com couro para selas de cavalo e consome até 13 horas para ser produzida - sendo metade do tempo dedicado só à costura.
Uma curiosidade é que a bolsa é conhecida também como “bouvier”, nome de solteira de Jackie.

Lady Dior
Photobucket
Inicialmente chamada de Chouchou, a bolsa foi escolhida pela primeira-dama francesa da época Bernadette Chirac como presente a lady Di.
Então, em 1995, ela comprou um modelo lançado pela maison Christian Dior. Não demorou nada para que Diana fosse clicada com a sua nova bolsa, que, em janeiro de 1996, chegou às lojas baizada de Lady Dior. O clássico modelo de couro tem o desenho de palha trançada.
Recentemente a Dior lançou um estojinho de maquiagem em forma da bolsa contendo um blush e um iluminador.

Birkin Bag
Photobucket
Criada em 1984, em homenagem a Jane Birkin - que ajudou a desenhar o modelo -, a Birkin virou lenda. Cada peça demora até três dias para ficar pronta, é costurada a mão com uma linha tratada com cera de abelha e leva um código, com o nome do artesão que a produziu, o ano e o ateliê. Os modelos mais caros são vendidos sob encomenda e podem levar até dois anos para chega à casa da cliente. A Birkin foi feita para se adaptar a espaços pequenos por ser mais fina.
Jane Birkin não era princesa, mulher de presidente e nem nasceu em berço de ouro como as demais acima. Aos 20 anos protagonizou um filme não erótico com a primeira cena de nu frontal do cinema. A história de sua invenção é tão curiosa quando a da Grace Kelly, quando estava em um vôo entre Paris e Londres, seus papéis caíram todos no chão, fazendo uma bagunça, coincidentemente, quem sentava ao seu lado era Jean Louis Dumas, o entao diretor da Hermès que prometeu criar pra ela uma bolsa em que ela pudesse carregar todo seu material sem perder a classe e a beleza.

Speedy
Photobucket
Nascida com nome de Express em 1930, e rebatizada na década de 1960 como Speedy, a bolsa da Louis Vuitton era originalmente uma mala de viagem. Com o passar do tempo, foi ganhando versões menores.
Hoje, pode ser encontrada em cinco tamanhos e em todos os couros e monogramas das coleções.
O modelo mais vendido, a Speedy 25, nasceu de uma encomenda feita pela atriz Audrey Hepburn, em 1965.

Photobucket
Hoje em dia, o que vemos é uma proliferação de novas It Bags.
Talvez o termo não seja o mais apropriado, dada a carga histórica que carrega, ou talvez seja necessário que o termo It Bag se modernize.
As novas bolsas ícones não nasceram há décadas atrás e não necessariamente possuem uma musa inspiradora.
São bolsas que surgem em passarelas, que acompanham os novos desejos de moda.
Photobucket
A Constance, da Hermès, e a Classic Box, da Celine, surgem no momento em que a moda resgata a simplicidade no vestir. Elas são retas e enxutas, e se tornam uma extensão desse minimalismo tão desejado para as próximas estações.

Quem ai quer uma It Bag dessas? Euuu \o/
É, são caras, mas há no mercado as bags inspiradas nesses modelos. Não confundam inspiradas com imitações tá meninas!
Beijoos!
Créditos: Hiper Fashion, Hoje Acordei Fashion e Fashionista Up

8 comentários:

Brenda Palma disse...

Adorei todas,são realmente lindas!gostei muito mais da Chanel 2.55,é perfeita!

Beijos
http://tudodmenina.blogspot.com

Kerlly Costa disse...

Oiees

todas são maravilhosas, tb gostei mais da Chanel 2.55

beijos

Lenise Moreira. disse...

aaaaaaaaaah, pirei em todas aqui!
a Speedy é a mais luxo! <3'


já estou seguindo,
http://justlenise.blogspot.com/

Anônimo disse...

Acho que não gostei de nada.

hahahahhaha

Gloria e Rogerio disse...

Oi gata,
fiquei super feliz com a visita que fez lá no blog,
http://sbrincos.blogspot.com/
sucesso e bjs.

Juliana Andrade disse...

Toda mulher deveria ter pelo menos 1 dessa no armário...
Amo bolsas, bjs!

Héstia disse...

São realmente bonitas mais o que eu estou in love é pelo fundo do seu blog. Ficou muito lindo Juh =)

Laspricih disse...

ariana: tem outros modelos uahauahuah, esses são só as primeiras lançasdas... ><

Hestia: eu tbm to encantanda com o fundo, fico so olhando para ele uahuhauha ;**

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Followers