3.11.10

Make vencido. Perigo.!

Olá amores.!




Se você não pode ver uma novidade e na sua caixinha de maquiagem tem batons, base, pós, blush, sombras tudo isso em todas as cores e versões possíveis, fique bastante atenta, por mais que você use make todos os dias, é impossível que alguns produtos não passem do seu prazo de validade. Maquiagem tem validade sim, e ela diminui assim que você tira o lacre do produto, o uso de pincéis, até mesmo seu dedo, e pele úmida proporcionam menor durabilidade do produto.  

O uso de produtos vencido pode causar danos à pele, como irritações, processos alérgicos, acnes, vermelhidão, coceira e até conjuntivite. Viu como é perigoso.?

Segundo a ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a média de vida útil de um produto fechado é de 24 meses. Depois de aberto, o tempo de duração tolerável do produto não deve chegar a seis meses. A ANVISA ainda determinam que a data venha impressa na embalagem. O problema é que grande parte das empresas, infelizmente, ainda não disponibiliza a validade no frasco, somente na caixa ou no lacre plástico que é jogado fora assim que se abre o produto.

DICA IMPORTANTE: Antes de jogar fora a embalagem do produto (a data sempre vem impressa na caixa) anote a data de validade do mesmo, vale até em cima do rótulo. Ah e quando vencer é jogar fora, no lixo mesmo, e nem pense em dar para alguma amiga. Aliás, isso não é ser amiga.! Ah isso vale também para aquele produto que já saiu de linha e é perfeito para você.!

A validade significa o período que a empresa se responsabiliza pelo produto, e não que depois desse prazo o mesmo esteja estragado. Por isso é tão difícil saber se sua maquiagem ainda presta ou não.
Mas algumas variações podem ser notadas rapidamente em alguns produtos como mudança de cor e de cheiro, como sinal de que a matéria-prima estragou, a viscosidade rançosa também é um sinal.



Aqui está o prazo médio de alguns produtos após abertos:

-Máscara para cílios: de 3 a 6 meses
-Base, hidratante e demaquilante: 6 a 8 meses
-Pó facial, pancake, sombra, blush, gloss, batom e tônico: 1 ano
-Lápis de olho, lápis de boca e delineador: 1 ano e seis meses 

Confira algumas dicas para conservar melhor seu produto:

-Sempre lave seus pincéis, a freqüência varia de acordo com o uso de cada um, 1x por semana se você usa todos os dias make, e 2x no mês se você usa mais quando vai para balada. Use sabonetes neutros e deixe secar ao sol.

-Evite usar a esponja do pó ou pancake na pele ainda úmida, se for retocar a maquiagem use lenços umedecidos para secar o rosto primeiro.

-Sempre limpe seu rosto antes de fazer maquiagem, lave bem o rosto com sabonete de sua preferência, isso evita que impurezas da pele passem para o produto.

-Tenha um pincel para cada maquiagem (tipo: pó, sombra, batom e base) e evite usar os dedos em maquiagem, ah isso vale para hidratantes também. Use aquelas palhetinhas. Assim, você evita contaminar seu produto e ele dura por mais tempo.

-Evite deixar sua maquiagem exposta a locais úmidos ou quentes demais por isso nunca deixe maquiagem guardada no carro muito menos no banheiro (vapor do chuveiro).





Comentem e até mais.!
Ah participem dos sorteios que estão rolando no blog.!


Beeeijos.!





1 comentários:

Dyle disse...

olha eu tenho sombras vencidas e uso...sou louca eu sei..mas nunca consegui acabar uma sombra por inteiro aantes do vencimento...rs

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Followers